A Lua Nova mais importante do Ano chega ao seu reino Caranguejo, encontra-se com o Sol no grau 14°23’ no dia 5 de julho 2024 aproximadamente às 23:56h do horário de Lisboa.
É hora de plantar uma nova semente com as qualidades do signo de caranguejo.
Quando falamos de Caranguejo este signo corresponde às nossas águas internas, à fase da infância que foi vivida na família, mãe ou alguma figura maternal, a água do ventre, feminino, passado, memória, nutrição, proteção, apego, as nossas raízes.
Todas as sementes com estas características serão as melhores para se plantar, cuidar do feminino, o homem também tem o lado feminino, resolver pendências familiares, reconectar com a nossa criança interior, pois é nesta fase que memórias de abandono, rejeição injustiça, humilhação etc. ficaram nas nossas memórias, rever questões do passado, será importante reconhecer e honrar as nossas raízes, independentemente daquilo que aconteceu aceitar o que foi e seguir com a vida.
A questão da nutrição também deve ter um foco da nossa parte, o que podemos refletir:
Cuidamos melhor de nós, ou dos outros?
Nutrimo-nos bem ou estamos sempre a nutrir os outros?
Podemos estar desnutridos emocionalmente, pois lá trás na nossa infância ou nas nossas memórias de família com pai e mãe que podem ter sido muito difíceis e olhar para um passado que foi difícil pode ser mais de dor do que com o amor, é a oportunidade de curar estas questões e partir para uma resolução.
Caso não se consiga resolver sozinho/a, uma ajuda profissional é o melhor caminho, mas tem mesmo de se estar disposto/a, para olhar e abraçar essas dores, pois com a fidelidade invisível aos nossos ancestrais não é fácil.
Se tem filhos ou netos, estas dores passarão através das gerações, nesta lunação de Caranguejo é excelente para fazer Constelações Sistémicas onde o Sistema familiar será o foco e é onde se podem desatar certos nós que ficaram presos e emaranhados lá atrás, nomeadamente questões de pertencimento, hierarquia e o dar e tomar.
Qual o setor do seu Mapa onde acontece esta lunação?
Sol Lua e Vénus em Caranguejo nos diz que a energia está forte nestes temas, mas também temos a possibilidade de um iniciar um projeto, ou plantar uma semente, quer seja familiar ou individual, no entanto o ingrediente principal tem de envolver o amor a beleza e a arte.
Mas será bom ter em atenção pois esta lunação traz um desafio ao nodo norte que está em Carneiro, que é uma marca de destino, em Carneiro podemos falar da tentativa de iniciar algo a nível individual e esquecer o outro não pedir opinião do outro, em Carneiro o desejo de aventura está em alta, terá de haver um diálogo onde a conversa com os envolvidos deverá ser verdadeira senão pode dar para o torto, saber o que cada parte deseja para evitar conflitos.
Mergulha profundamente nas tuas dores emocionais.
Temos uma tensão entre Quíron que nos traz todas as feridas que estão escondidas, estas virão ao de cima para que sejam vistas, é através do outro que podemos ter acesso a elas, um trabalho interior bem feito podemos Re-significar e passar para a cura, é uma preparação para a sua retrogradação pois Quíron vai ficar retrogrado, o que nos vai obrigar a rever as nossas feridas podemos começar a olhar para elas já nesta lunação e iniciar um trabalho de autocura.
“Por causa os nossos avós pagamos nós”
A tensão entre de Mercúrio, Plutão e Vénus, os nossos diálogos podem sofrer divergências e nas trocas pensarmos mais nos desejos individuais, ou seja, um pensa no seu desejo e o outro no desejo da família ou grupo, podem surgir discussões onde a manipulação poderá estar em cima da mesa, atenção, a verdade é o ingrediente necessário, será preciso encontrar o equilíbrio com aquilo que é bom para um e para o outro, e dar atenção aos projetos que poderão ser feitos à revelia.
Imaginemos que num casal um quer engravidar e o outro não, mas todos sabemos se não houver cuidado pode acontecer, será preciso encontrar o equilíbrio, em um projeto a mesma coisa, com Plutão a manipulação e o poder podem estar em jogo, vamos estar atentos.
Marte e Urano juntos as mudanças imprevisíveis e repentinas podem acontecer, é difícil prever certos acontecimentos.
Neptuno também entrou em retrogradação, enganos e ilusões podem fazem parte, mas será que quando enganamos o outro não nos estamos a enganar a nós próprios?
Por causa dos nossos avós pagamos nós, uma frase muito conhecida na nossa cultura, para mim hoje faz todo o sentido pois é lá atrás na nossa ancestralidade que estão os imbróglios e somos nós que temos de desatar, Re-significar para que os nossos descendentes possam viver com mais alegria e amor nas suas vidas.
Os valores dos outros nunca são iguais aos nossos, pois todos vimos de um sistema ao qual somos fiéis por Amor, Sim Por Amor, mas este pode implicar que sou fiel a um avô, ou bisavô que fez algo ou enganou alguém e fugiu ficando a dever, por isso esta frase: “Por causa dos nossos avós pagamos nós” se encaixa na perfeição e é assim que se repetem as histórias da ancestralidade.
Exemplos que podem indicar que ainda não se curou os padrões que trazemos dos nossos ancestrais?
– Trabalha, mas não gosta do que faz, mesmo ganhando pouco dinheiro.
– Repete as mesmas histórias de amor que a sua mãe ou avó, estando em relacionamentos tóxicos.
– Frequentemente é vítima de fraudes, ilusões e perdas financeiras.
– Tem dependências emocionais causadas por separações anteriores.
– Repete as perdas gestacionais, mortes trágicas ou acidentes.
– Constata que repete os mesmos padrões em relação ao trabalho, amor, doença, dinheiro.
Estes entre outros podem ser fidelidades invisíveis, nesta lunação podemos tomar consciência daquilo que precisa do nosso olhar, principalmente para a base das nossas relações que são os nossos pais e a nossa ancestralidade.
O que a nossa Ancestralidade espera de nós?
Cada coisa que possamos fazer diferente ao que foi feito lá atrás também é bom para os nossos ancestrais, pois eles esperam isso de nós, que façamos aquilo que eles não conseguiram fazer, temos de ter em conta a época em que eles viveram e os recursos que tinham, mas sim é possível fazer diferente, mas és tu que decides se queres olhar ou fazer vista grossa e continuar a alimentar o passado e vives da tua zona de conforto que deve ser altamente desconfortável.
Aproveita esta energia de Caranguejo e planta a tua semente, não te esqueças de te nutrires e amar-te, cuida de ti pois quando te cuidas quem está ao teu redor percebe isso e podem usufruir dessa energia, pois cada mudança que faças em ti mesmo/a os teus ancestrais ficam felizes e os teus descendentes também.
Para receberes um estudo personalizado e saberes quais os trânsitos mais importantes nesta fase da tua vida, envia um e-mail e marca a tua sessão: armindamestre@gmail.com
Excelente Lua Nova em Caranguejo!