DOULA & EDUCADORA PERINATAL
“No Ventre habita o corpo que se destina a ser o templo para a alma desempenhar o seu propósito”
Arminda Rosa Mestre
CERTEZAS ENQUANTO ESTIVER DE ESPERANÇAS
O Nascimento de um bebé é transformador, e um momento único na vida de um casal.
Está grávida? Pretende engravidar?
Saiba como se pode preparar para esse momento e como pode utilizar o seu poder pessoal.
- A Importância do estado emocional durante a gravidez.
- Afinal o que é a dor de parto?
- Como pode controlar os seus medos com a ajuda da Hipnose.
- Sabe o que é um Plano de Parto?
Estás grávida? Pensas engravidar?
Então como uma mãe ou pai, estás a contribuir para trazer novas crianças ao planeta, e toda a preparação e o conhecimento, é essencial para poderes ter uma gravidez normal e natural.
Como Doula e Educadora Perinatal acredito, e com a minha experiência de acompanhamento de mulheres grávidas, que cada mulher que se prepare para esta nova fase da sua vida terá um parto melhor e enriquecedor quer para si quer para o seu bebé.
EDUCADORA PERINATAL
O Nascimento de um filho é algo mágico e de alguma forma desconhecido para as mulheres e homens que desejam ser mães ou pais. Nasce também uma nova fase na sua vida enquanto mulher e mãe/homem e pai.
Como Educadora Perinatal ministro Workshops de preparação para o nascimento que se destinam a casais grávidos, que desejam adquirir conhecimento e lidar com as alterações enquanto grávida e a chegada de um bebé.
A partir das 24 semanas, os temas abordados são:
- Anatomia e Fisiologia da Gestação
- Desconfortos na gravidez
- Aspectos Psicossociais da gravidez
- Trabalho de Parto e Parto
- Medos e Crenças
- Nutrição
- Respiração
- Aspectos Sexuais do Parto
- O Primeiro Contacto com o Recém-nascido
Pré-Parto
Duração: 6 semanas – 2 a 3h semana
O workshop inclui: Uma consulta Personalizada com Hipnoterapia à parturiente, e será visto um filme acerca do parto (1.30h +/-)
DOULA
Sabe quem são as mulheres que se ocupam do bem-estar físico e emocional da parturiente?
Há mulheres que ajudam outras mulheres a encontrarem o poder dentro de si, para conduzirem o nascimento dos seus filhos e terem uma experiência de parto que as realize enquanto mulheres como um todo.
Essas mulheres são as Doulas, As Guardiãs do Nascimento.
A Doula apoia principalmente na parte emocional, física e informativa da mulher grávida, pois é nessa altura que a grávida se encontra mais vulnerável.
Adequar formas de conforto físico e emocional, e facultar toda a informação possível.
Para ajudar a grávida e a sua família a tomar as decisões mais correctas, apoiando, aconselhando, esclarecendo, desmistificando mitos e crenças do trabalho de parto, do nascimento para quem é mãe pela 1ª vez, ou já o tenha sido.
A Doula interpreta a “experiência interior” de cada mãe, avaliando todas as mudanças invisíveis e traduz para a linguagem corrente a realidade do bebé.
Não se trata de ajudá-la a cuidar do bebé, nem de lhe dar bons conselhos, mas de a acompanhar no mergulho do universo subtil e invisível do recém-nascido.
Sua função principal é a de “maternar” a mãe, para que possa então “maternar” o seu filho.
A Doula incita a grávida a confiar em suas escolhas, decidindo de acordo com suas crenças mais íntimas.
A Doula apoia a grávida já que ela é merecedora de todos os cuidados, porque disso depende o futuro.
Benefícios de ter uma Doula
De acordo com as recomendações da OMS para o parto e nascimento, é possibilitar o acesso à informação, escolhas e contato imediato e constante da mãe com o bebê são passos-base para a humanização no atendimento.
A Doula oferece alívio para as dores das contracções utilizando métodos não farmacológicos, como massagens, técnicas de relaxamento e respiração, exercícios, banhos e imersão em água quente, dicas de posições, durante o trabalho de parto e parto, oferecendo ainda apoio emocional e encorajando a mulher a se lembrar de seu dom natural de parir.
Evidências científicas sobre a Doula no parto
Estudos demonstraram que as mulheres que tem uma doula no seu parto experimentaram:
Outros estudos também mostram claramente que a presença da Doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas, 4ª à 8ª semanas após o parto:
- Aumento no sucesso da amamentação;
- Interação satisfatória entre mãe e bebé;
- Satisfação com a experiência do parto;
- Redução de Incidência de depressão pós- parto;
- Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.
Existem dados que um bebé nascido de cesariana sem trabalho de parto, é fisiologicamente diferente de um nascido por via vaginal.
Segundo Michel Odent o efeito nocebo que existe nas consultas pré-natais é de um efeito negativo no estado emocional da grávida.
“Todas as mulheres tem a capacidade de parir se não atrapalharem a sua vivência, «mamiferizar» o nascimento, significa necessidade de privacidade.“
Michel Odent é um médico francês activista do parto Natural ou seja Humanizado.